Festival Out.Fest: há 20 anos a mostrar música exploratória

Cultura e Lazer
  • Festival Out.Fest: há 20 anos a mostrar música exploratória

A Infraestruturas de Portugal (IP) associa-se à 20ª edição do  OUT.FEST - Festival de música, através da divulgação do evento nos seus suportes digitais e rede de mupis que se encontram nas estações.
 

Considerado um dos mais importantes festivais de música exploratória e experimental do País, este ano festeja duas décadas com um cartaz, à altura da sua história, que se prolonga por cinco dias em dez espaços no Barreiro: Auditório Augusto Cabrita, Sala 6, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Sociedade “Os Penicheiros”, Escola de Jazz do Barreiro, Igreja de Santa Cruz, Associação de Desenvolvimento Artes e Ofícios, Biblioteca Municipal, SCR Paivense e Largo do Mercado 1º Maio.

Entre 2 e 6 de Outubro vão atuar, nomes tão díspares quanto Nazar e a sua redefinição do kuduro com olhar crítico sobre a guerra civil angolana ou o japonês FUJI. Ao todo, serão mais de 30 espetáculos, entre os quais algumas estreias absolutas em Portugal.

O programa inclui também uma exposição fotográfica de Vera Marmelo, no centro da cidade, sobre os 20 anos do festival, o lançamento de um livro comemorativo e uma conversa com o escritor e músico norte-americano DeForrest Brown Jr. (que tocará no festival na sua versão Speaker Music) e a investigadora e curadora Margarida Mendes.

O OUT.FEST – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro, é um festival anual cuja programação procura refletir o que de mais significativo se faz atualmente na música experimental contemporânea, nas suas mais diversas ramificações – da música improvisada à eletrónica abstrata, do free-jazz ao noise, à música clássica contemporânea e às novas e inclassificáveis linguagens que todos os dias nascem e enriquecem um pouco mais o mundo. 

Programação completa em Out.Fest